O que acontece quando colocamos um sabonete no micro-ondas

O que acontece quando colocamos um sabonete no micro-ondas

Embora o forno de micro-ondas seja um eletrodoméstico pensando em tornar as nossas vidas mais fáceis na cozinha, isso não impede que pessoas coloquem toda classe de coisas — além de alimentos — para cozinhar em seu interior só para ver o que acontece. 
Pois recentemente tropeçamos com um vídeo que mostra o que acontece quando colocamos um sabonete para cozinhar no micro-ondas. Quem fez o experimento foi um cara chamado Steve Mould e, conforme você vai poder conferir a seguir, o resultado é simplesmente hipnotizante.
Se você quiser assistir apenas o sabonete reagindo ao calor no interior do micro-ondas, pule para o minuto 0:56 do vídeo. Você também pode ativar as legendas no menu.


Cozinhando sabão

Segundo Steve, para fazer o experimento, ele usou um sabonete — da tradicional marca britânica Ivory — que possui pequenas bolhas de ar em seu interior que, por sua vez, fazem com ele flutue quando colocado na água.

Ele flutua na água

Além disso, o produto também conta com uma pequena quantidade de água em sua composição, portanto, ao ser colocado no micro-ondas, o líquido é aquecido e, quando ferve, se expande para as bolhinhas de ar que existem dentro dele. E é essa reação que vemos acontecer no vídeo. Confira novamente:

E praticamente "vira do avesso" quando aquecido

No finalzinho do vídeo, Steve explica que o sabonete “virado do avesso” depois do experimento fica com uma textura bastante quebradiça, mas ainda pode ser usado. Agora, caro leitor, você não achou que o que aconteceu com o sabonete lembra a reação do tiocianato de mercúrio quando ele é aquecido? Veja:

Lembra, não é mesmo?


Postar um comentário