Relembre os 10 games que mais faziam sucesso 20 anos atrás

Final Fantasy 7, Mario Kart 64 e Turok: Dinossaur Hunter são alguns dos principais games lançados em 1997. Há 20 anos, os principais consoles eram Nintendo 64, PSOne, Sega Saturn, além do Super Nintendo e Mega Drive. Conheça ou relembre os principais títulos de sucesso da época nessas plataformas:
Confira como jogar online e de graça os clássicos do fliperama
Final Fantasy 7 (Foto: Divulgalção/Square Enix)
Final Fantasy 7 estava em alta em 1997 (Foto: Divulgalção/Square Enix)

Final Fantasy 7 – Squaresoft – PSOne
Final Fantasy 7 foi um dos lançamentos mais aguardados de 1997. O jogo foi o primeiro da série a sair em uma plataforma nova, que não era da Nintendo, e também o primeiro a utilizar gráficos 3D para personagens, além de visual pré-renderizado para os cenários. Cloud, Tiffa, Aerith e Barret são alguns dos heróis mais marcantes dos jogos até hoje.
A Square Enix, na época conhecida como Squaresoft, surpreendeu ao apresentar uma história densa e longa – o game foi o primeiro a ocupar três CDs no PSOne –, sem falar nas músicas orquestradas, gráficos das cenas em “CG” e as lutas, sempre com efeitos visuais impressionantes.

Mario Kart 64 – Nintendo – Nintendo 64
A Nintendo pôde comemorar o sucesso de Mario Kart 64. Até hoje lembrado como um dos melhores da série, a sequência veio com gráficos 3D, pistas criativas e multiplayer sempre acirrado.
Mario Kart 64 (Foto: Divulgalção/Nintendo)

Mario Kart 64 foi a sequência da série (Foto: Divulgalção/Nintendo)
Mario Kart 64 é lembrado como uma grande inspiração para os outros jogos da série e até mesmo alguns de seus “clones”, lançados por outras empresas. Mario, Diddy Kong, Bowser, princesa Peach e Yoshi podem ser mais famosos por jogos em plataforma, mas fizeram um sucesso memorável neste game de corrida.

Turok: Dinosaur Hunter – Acclaim Entertainment – Nintendo 64, PC
Um jogo de tiro em primeira pessoa com cenário de dinossauros? Turok: Dinosaur Hunter tinha a receita do sucesso certo, em um mundo onde a série Jurassic Park havia trazido a febre pelos “monstros do passado”, graças ao poder do cinema.
Turok: Dinosaur Hunter (Foto: Divulgalção/Iguana Entertainment)Turok: Dinosaur Hunter (Foto: Divulgalção/Iguana Entertainment)
O game foi lançado no Nintendo 64 e PC com grande expectativa. Os gráficos eram bons e o clima de tensão permeava a tela. Turok, o personagem principal, era um índio perdido em uma terra desconhecida, onde tinha que enfrentar dinossauros e pessoas que estavam por lá.

Fallout – Interplay Entertaiment – PC
Atualmente, Fallout é considerada uma das séries mais aclamadas de RPG graças à sua criatividade, história e jogabilidade equilibrada em primeira pessoa. O que muitos não sabem é que o jogo original, lançado em 1997, fez sucesso com visão isométrica e gráficos bem mais simples.
Fallout (Foto: Divulgação/Bethesda)
Fallout (Foto: Divulgação/Bethesda)
Na verdade, o primeiro Fallout era um RPG bem simples, com visual pouco elaborado mesmo para a época e jogabilidade com apenas alguns cliques na tela. Ele se garantia na narrativa e cenário pós-apocalíptico, que até então era pouco usado nos games. Foi elogiado, também, pelos combates em turnos, que se mantém até hoje na série.

Castlevania Symphony of the Night – Konami – PSOne, Sega Saturn
A obra máxima da série Castlevania até os dias de hoje, Castlevania Symphony of the Night é considerado por alguns como um dos melhores games já lançados pela Konami. Ainda que a saga esteja um pouco no esquecimento nos últimos lançamentos, Symphony of the Night foi o responsável por sua revitalização.
Castlevania Symphony of the Night (Foto: Divulgação/Konami)Castlevania Symphony of the Night (Foto: Divulgação/Konami)
No controle de Alucard, filho de Drácula, o jogador tinha que invadir o castelo de seu pai e salvar uma alma inocente. A jogabilidade era de plataforma e combate em 2D, com gráficos animados muito bem detalhados. A trilha sonora foi um destaque à parte, com faixas de rock e orquestradas com boa definição, graças à mídia CD, usada na época.

Tekken 3 – Namco – Fliperamas
Se a série Tekken já era conhecida por ter grande qualidade, foi em Tekken 3 que ela deu o salto definitivo para conquistar o coração dos fãs. O jogo de luta da então Namco, atual Bandai Namco, foi o que fez a saga se tornar mundialmente famosa.
Tekken 3 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Tekken 3 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)
A história da família Zaibatsu, as dezenas de personagens presentes e os finais, sempre animados em CG e com histórias únicas, foram os destaques por aqui. Em 1998, o jogo ganhou versão caseira no PSOne, após sair nos fliperamas em 1997 e conquistar os fãs de luta.

Mega Man 8 – Capcom – PSOne, Sega Saturn
Durante muito tempo, Mega Man 8 foi o último game da série principal do mascote da Capcom. Sua sequência chegaria apenas em 2008, com Mega Man 9, descontando o spin-off Mega Man & Bass, lançado em 1998.
Mega Man 8 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Mega Man 8 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)
O robô azul teve aqui um de seus melhores jogos. As animações, que até então eram retrô e com gráficos do Nintendinho ou Super Nintendo, chegaram a um novo nível do 2D. A versão japonesa foi elogiada pela dublagem dos personagens e também pela trilha sonora original. A jogabilidade de plataformas 2D é uma das melhores de toda a série.

GoldenEye 007 – Rare – Nintendo 64
O jogo de tiro definitivo do Nintendo 64 saiu em 1997 e conquistou muitos fãs. É até estranho imaginar que uma adaptação de filme para game, algo que não costuma dar muito certo, tenha se tornado um dos jogos mais elogiados de todos os tempos. Mas os motivos foram muitos: jogabilidade, gráficos, diversão e trilha sonora.
GoldenEye 007 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)GoldenEye 007 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)
GoldenEye 007 seguia a história do filme de James Bond, e apresentava um excelente modo multiplayer, para até quatro participantes com tela dividida. No controle de um dos personagens do longa-metragem, o jogador deveria caçar os outros e eliminar seus alvos. Foi GoldenEye 007 que começou uma revolução nos FPS de console, que é seguida até hoje.

Mortal Kombat 4 – Midway Games – Fliperamas
Mortal Kombat 4 foi o game que deu o “salto” da série para os gráficos 3D. No início ele foi pouco aceito pelos fãs, pois trouxe algumas mudanças drásticas na jogabilidade, como a inclusão de armas para os personagens. Contudo, logo se tornou mais um dos clássicos da marca MK, graças ao seu carisma.
Mortal Kombat 4 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Mortal Kombat 4 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)
Mortal Kombat 4 é também um dos games que trouxe personagens inéditos à série da então Midway Games, atual NetherRealm Studios. Ele foi também um dos jogos mais violentos da franquia Mortal Kombat, apesar de os atuais já terem superado esta marca.

Gran Turismo – Sony – PSOne
O criador Kazunori Yamauchi, produtor da Sony, tinha o sonho de lançar um jogo de simulador de carros completo, e este sonho foi concretizado com Gran Turismo. Apaixonado por veículos, Yamauchi colocou todo o realismo que a plataforma permitia, e, hoje, Gran Turismo é uma das melhores séries do gênero.
Gran Turismo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Gran Turismo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)
O primeiro game vinha com dezenas de carros e pistas, além do alto realismo na direção e nos gráficos. A saga Gran Turismo dura até hoje nos consoles PlayStation, e Yamauchi ainda está à frente de sua produção.

Fonte: TechTudo

Postar um comentário